A ABEFORENSE participou do 20º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), durante o evento lançou Cartilha, Campanha, Selo e Novas Nomenclaturas

Nos dias 06 á 10 de novembro ocorreu o 20º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), a Associação Brasileira de Enfermagem Forense – ABEFORENSE esteve presente no evento participando da Mesa: A Perícia no Contexto da Enfermagem Forense; Mesa: Enfermagem Forense e sua Regulamentação no Brasilque ocorreu no dia 09 de Novembro.  Dr. Carlos Palhares perito da Policia Federal participou da mesa e afirmou que “Essa harmonização é o maior desafio para fortalecer o campo, mas é um passo necessário tendo em vista a sua relevância”. Dra. Irene Ferrreira Vice-Presidente do COFEN – (Conselho Federal de Enfermagem) presidiu a mesa e palestrou sobre a Minuta de Resolução 556/2017 que regulamenta a enfermagem forense no Brasil para Dra. Irene Ferreira “A Enfermagem Forense desponta como uma nova especialidade no Brasil e é um campo fértil para os enfermeiros. Precisamos conhecer e informar sobre a área”. Dra. Carmela Alencar e Dra. Zenaide Cavalcanti de Medeiros Kernbeis Também participaram da Mesa.

Durante o evento a ABEFORENSE lançou a Cartilha de Orientações da Enfermagem Forense e distribuiu exemplares para os congressistas presentes, assim como, para todos os COREN’S (Conselho Regional de Enfermagem).  Atrelada a Cartilha ocorreu também o lançamento da Campanha Violência: Identifique, Notifique, Denuncie. O selo da ABEFORENSE foi divulgado pela primeira vez no CBCENF e constará nos documentos oficiais da instituição, o Selo possui um número individual para controle de uso. As novas Nomenclaturas dizem respeito as sub-especialidades inerentes a Enfermagem Forense.

A Associação Brasileira de Enfermagem Forense sente-se muito honrada pela oportunidade de participação no CBCENF e agradece a oportunidade do lançamento da Cartilha, Campanha, Selo e Novas Nomenclaturas, em especial agradece ao COREN Minas Gerais e a  Dra. Nieli Freire (Conselheira e representante da ABEFORENSE na Região Sudeste) pelo apoio e parceria a Dra. Talyta Mecenas e Dra. Luciane Martini (Vice – Presidente  e Conselheira e representante da ABEFORENSE na Região Sudeste respectivamente),  a Dra. Irene Ferreira Vice – Presidente do COFEN e Dra. Ana Paula Lemos (Conselheira ABEFORENSE) que foram oficialmente aclamadas como Mães da enfermagem Forense Brasileira e principalmente a todos que contribuiram com a construção e lançamento do nosso trabalho.

Fonte: COFEN

         ABEFORENSE