Quase 300 atendimentos realizados em dois meses. Saúde mental importa o ano todo! pensando nisso, a Associação Brasileira de Enfermagem Forense criou o GASAM – Grupo de Assistência à Saúde Mental.
Já são quase 300 atendimentos realizados em dois meses, saúde mental importa o ano todo. A enfermagem forense lida diretamente com vítimas de violência, e os diversos tipos de violência podem trazer transtornos emocionais. Por isso, com o intuito de contribuir de maneira mais ampla com a sociedade e de modo especial com os colegas da Saúde, a Abeforense criou o GASAM – Grupo de Assistência à Saúde Mental. O GASAM é composto por profissionais da Saúde Mental, Psiquiatria, Corense, Capelania e Práticas Integrativas. O nosso objetivo, é dar suporte no tripé: físico, emocional e psíquico, além de espiritual.
As Terapias Integrativas emergem como poderosos instrumentos de suporte na prevenção, manutenção e restauração da saúde mental. Ao combinar abordagens holísticas, essas terapias buscam harmonizar corpo, mente e espírito, promovendo um equilíbrio integral. Práticas como aromaterapia, auriculoterapia, acupuntura, terapia floral, fitoterapia, trofoterapia, massoterapia e cromoterapia têm demonstrado impactos positivos na gestão do estresse, ansiedade e depressão. Essas terapias proporcionam ferramentas para fortalecer a resiliência emocional, promovendo a autorreflexão e o autoconhecimento. Ao abraçar uma visão integrativa da saúde mental, os pacientes podem adotar uma abordagem preventiva, incorporando essas práticas em seu estilo de vida diário. Essa sinergia entre corpo e mente não apenas auxilia na prevenção de desafios mentais, mas também na manutenção e restauração da saúde mental, capacitando a pessoa para alcançar um estado de bem-estar duradouro.
Dra. Zeila Bittencourt – Terapeuta Integrativa e Naturologista
O objetivo da Assistência Espiritual é dar conforto espiritual, por meio da fé em Deus e Sua Palavra, fortalecer e renovar a esperança, para enfrentar a vida e os problemas que ela traz. A Assistência Espiritual visa também a restauração do equilíbrio, reavaliando valores, construindo uma fé mais sólida, levando a uma maior resiliência diante das dificuldades vivenciadas.
Dra. Enfa. Rosana Gentil – Enfermeira e Capelã
A enfermagem psiquiátrica e de saúde mental visa os cuidados ao paciente, família e comunidade em prol da promoção, prevenção, assistência e reabilitação do sujeito ou grupo. O (a) enfermeiro (a) especialista mencionado acima, se orienta nas leis que regem a profissão, saúde mental e na resolução 678/2021. O profissional dessa especialidade proporciona o processo de enfermagem com embasamento em conhecimento científico no ser humano, nas crenças e no comportamento. Auxiliando o sujeito e comunidade dentro da singularidade e pluralidade a obterem padrões ou comportamentos satisfatórios socialmente. Com objetivo a diminuição do sofrimento psíquico.
Dra. Enfa. Taise Cardoso Enfermeira Forense e Saúde Mental.
Referência: Inaiá Monteiro Mello, Enfermagem psiquiátrica e de saúde mental na prática SP: Atheneu 2008.
Para ter acesso ao cuidado ou conversa com os especialistas de modo gatuito acesse o site da Abeforense: www.abeforense.org.br e fale com um membro de nossa equipe. Sejam Muito Bem Vindos, e Contem Conosco!!! Equipe GASAM.