A Associação Brasileira de Enfermagem Forense Participou dos dias 23 á 25 de maio da IterFORENSICS. O maior evento integrado de Ciências Forenses da América Latina

A interFORENSICS é a conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses que reunirá diversos profissionais como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes das diversas áreas das ciências forenses.

O evento contou com a participação de mais de 30 países com 09 temáticas: Documentoscopia, Genética Forense, Química e Toxicologia Forense, Medicina, Odontologia, Antropologia e Comportamental Forenses entre outras. A Associação Brasileira de Enfermagem Forense – ABEFORENSE integrou a equipe de palestrantes nesta ultima vertente. O evento contou ainda com mais de 50 palestrantes internacionais, entre eles representantes do FBI –  Federal Bureau of Investigation Interpol e Academia Americana de Ciências Forenses – AACS.

A Associação Brasileira de Enfermagem Forense participou representando a Enfermagem Forense Brasileira palestrando com o Tema: Enfermagem Foresnse Uma Ponte Entre o Direito e a Medicina. Estiveram presentes no evento a presidente da ABEFORENSE Dra. Enfa. Zenaide Cavalcanti de Medeiros Kernbeis, a Vice-Presidente Dra. Enfa. Talyta Mecenas Galvão Arcanjo e a Conselheira Dra. Enfa. Luciana Mathias de Oliveira Monteiro.

Para a Vice-Presidente Dra. Enfa. Talyta Mecenas a participação da ABEFORENSE no evento foi muito bem recebida pela comunidade forense, uma vez que nosso intuito é demosntrar que é possivel a atuação do Enfermeiro Forense através do seu conhecimento técnico e científico, se colocando como membro componente de caráter colaborativo para atender as vítimas de violência e outros traumas junto aos peritos criminais e outros profissionais da área forense. Cada um executando suas funções de forma concordante e intercomplementar com o fim de alcançar um mesmo propósito: uma assistência mais codigna e humanizada, fortalecendo as relações interprofissionais.

A presidente da ABEFORENSE Dra. Enfa. Zenaide Cavalcanti de Medeiros Kernbeis em sua palestra mostrou que a Enfermagem Forense pode e deve atuar junto as demais equipes forenses.

Para Dra. Enfa. Zenaide a Enfermagem Forense possui um olhar diferenciado para o paciente, e é a partir desse olhar diferenciado e por ser normalmente o enfermeiro na maioria das vezes quem primeiro aborda esse paciente, é possível para o Enfermeiro Forense a identificação de traumas, maus tratos ou outras formas de violência que em alguns casos não são mostrados, ditos ou observados. A introdução da Enfermagem Forense na equipe multidisciplinar forense agrega no sentido de ser possível evitar a revitimização da vitima de violência. A participação da ABEFORENSE na InterFORENSICS muito nos honra, tivemos a oportunidade de um aprendizado inigualável, com representantes das ciências forenses de todo o mundo, temos muito orgulho e nos sentimos além de honrados agradecidas pelo convite. Estaremos sempre, baseadas e embasadas pelas Leis e Normas que regem o nosso País e nosso Conselho Federal, bem como agindo de acordo com a Ética e Respeito, e seguindo as Competências Técnicas da Enfermagem Forense lutando em prol da Não Vioência.

A Associação Brasileira de Enfermagem Forense ABEFORENSE agradece a todos da InterFORENSICS pelo convite e sente-se honrada em ter participado palestrando como representante da Enfermagem Forense Brasileira.

“A Enfermagem Forense é a voz, o grito de socorro mesmo que oculto das vitimas de violência estando elas vivas ou não”(Mecenas; Medeiros).

 

“Havendo risco, possibilidade ou evidência de dano ou agravo a saúde moral, física e psicológica do ser humano, sempre haverá uma atribuição para o Enfermeiro Forense”(Mecenas; Medeiros).

 

Fonte: InterFORENSICS

           ABEFORENSE